Educação no Período de Brasil Império

Como já se sabe, no período imperial, as atividades de produção não exigiam do trabalhador qualificação alguma, sendo que os trabalhos não exigiam preparo operacional e nem administrativo. O capitalismo era bastante reforçado com o fato de haver a distinção entre o trabalho intelectual e o manual, ressaltando a formação das elites rural. Portanto, pode-se afirmar que a educação tinha caráter classista, por ser destinada às elites e por ter viés religioso. Tinha também característica racista, sendo que a educação não atingia nem os negros livres. A educação no período imperial era também diferente para os sexos: era apenas direcionada aos homens, já que a mulher ainda não havia conquistado seu espaço política e nem economicamente.

Cabe ressaltar que a educação não era laica e nem pública, estando quase que abandonada. Nessa época, era grande o número de analfabetos, devido ao grande desinteresse do império para com a educação do povo. Porém, o imperador preocupou-se com a educação dos surdos, mudos e cegos (1854 - 1856).

Em outubro de 1827, ficou determinado, por lei, que as escolas de primeiras letras faziam-se necessárias em todas as vilas e cidades. E todas deveriam adotar o método de ensino mútuo, ou o Método Lancaster. Nessa constituição estão inscritos as formas de provimento dos educadores e sua capacitação, além de fazer determinações sobre como deveriam ser os prédios escolares e que havia de existir escola para educação das meninas nas cidades e vilas mais populosas.

De um modo abstrato, a educação tinha o desejo de formar representantes políticos, o que acabava por discriminar a nobreza em relação a seus súditos, uma vez que a elite afirmava que o enriquecimento só seria atingido com o domínio do trabalho intelectual sobre o manual, acentuando ainda mais o caráter classista da educação imperial.

O descaso com a educação do povo pode-se dizer que era quase que por motivos econômicos: o Brasil Imperial não investia na educação para a classe trabalhadora porque precisava acertar sua dívida externa com a Inglaterra, que se tornou ainda maior com os juros altos. A falta de atenção para com a educação popular também se deu por motivos políticos, pois a educação era traçada, fundamentalmente, para a formação de representantes políticos, como dito anteriormente, e tudo isso para obter a consolidação do capital.